Como remover seu site ou URL do Google?

In: SEO

25 May 2010

Por mais que não pareça, essa é uma pergunta comum. Várias pessoas já me perguntaram como fazer isso, e agora resolvi criar um post sobre o assunto. Dessa forma fica mais fácil mostrar o passo a passo para essa tarefa (remover site ou url do google). Não vou me ater só a tarefa de exclusão das URLs no resultado de busca, pois acredito que muitas vezes essa necessidade acontece pelo fato de o Webmaster não ter tido o cuidado de “avisar” ao Google que não queria que uma determinada URL fosse indexada.

Vou começar com o objetivo principal desse post que é remover a URL do Google. Para isso, o seu site deve estar autenticado (verificado) na sua conta do Google Webmasters Tools (GWT). Para quem não tem isso ainda, basta entrar no GWT e fazer o processo de autenticação do seu site. Veja na imagem abaixo o link para adicionar site:

Ferramentas para webmasters - adicionar site

Agora você precisa clicar no link para abrir o seu site, na lista de sites associados a sua conta. Vai abrir a página do seu site no GWT e você deve clicar no link “Remover URL” que fica no canto esquerdo inferior na imagem abaixo:

Ferramentas para webmasters - acesso rastreador

Ele vai abrir a tela abaixo e agora é só clicar no botão “Novo pedido de remoção” e incluir seu path a ser excluído.

Ex: blog/ ou blog/2010/05/25/nome-do-meu-conteudo-a-ser-excluido.html

Ferramentas para webmasters - remover url

Você precisa colocar tudo que vem após a url do seu site que está cadastrado no GWT. Digamos que a url cadastrada seja http://www.meusite.com.br e eu queira excluir a url http://www.meusite.com.br/site/index.html. Nesse caso eu cadastro o path site/index.html para ser excluído. Já se a url cadastrada for http://www.meusite.com.br/site, basta eu cadastrar index.html.

Ok, mas para que o Google processe seu pedido você precisa ter um aviso de restrição de indexação ao path ou página que você quer excluir. Ops… Como fazer isso? Fácil! Você deve abrir o seu arquivo robots.txt [Se você não tem vai precisar criar um. Acesse pt.wikipedia.org/wiki/Robots.txt]. Com seu robots.txt aberto, você deve adicionar a seguinte linha:

Disallow: /blog/meu-post/

Onde a url que você quer remover é http://www.meusite.com.br/blog/meu-post/. Para evitar qualquer problema, você deve adicionar as seguintes meta-tags no head do html nessa sua url:

<meta name=”robots” content=”noindex” />
<meta name=”googlebot” content=”noindex” />

Pronto, agora sim você está pronto para excluir sua URL. O Google exige esses cuidados para evitar que essa URL seja reindexada novamente.

Bem, caso você já saiba que uma determinada página ou path não pode ser indexado pelo Google, você deve executar os passos do robots.txt e das meta-tags antes de colocar o site no ar. Dessa forma não vai precisar remover sua URL depois pela ferramenta!

Espero que tenha ficado claro e qualquer dúvida deixe um comentário!

1 Response to Como remover seu site ou URL do Google?

Avatar

Adrienne S. Walls

May 2nd, 2013 at

Estou com uma duvida tenho uma conta no “Webmaster Google” antes quando não sabia indexei todas as minhas paginas do meu site na ferramenta “Buscar como o Google” com o começo: (http:// sem o www. Ficou assim “http://meusite.com.br”) Mais agora comecei a intender sobre o “Robots.txt” e coloquei as mesmas paginas no arquivo “robots.txt” mais desta vez coloquei só com o www. Ficou assim: (“www.meusite.com.br”), queria saber se o google vai considerar url duplicada e se eu posso ser penalizado por isso, ou não tem problema? Agradeço desde já, Dou 10 pontos pela resposta.

Comment Form

Sobre o autor

Enrico Fonseca

Já utilizei esse espaço para vários assuntos e pretendo manter no blog uma forma de expor um pouco dos meus interesses e conhecimentos. Atualmente sou Co-Fundador e Sócio Diretor da Quatix!

Me siga no Twitter
  • Adrienne S. Walls: Estou com uma duvida tenho uma conta no "Webmaster Google" antes quando não sabia indexei todas as [...]
  • Gail E. Houston: Na verdade serve para qualquer imagem com texto que você queira tirar da internet, bastando para is [...]
  • enricofonseca: Olá Junior! Na verdade não. As meta tags são de uso restrito para arquivos [...]
  • OJr: Gostaria de saber se tem como trabalhar em cima dos campos de keywords (metadata) embutidos em qualq [...]
  • Andrea: Me ajuda a colocar o gráfico do pássaro Twitter no meu blog? Aguardo contato! [...]