Como melhorar a conversão no Twitter

In: Marketing Digital|Twitter

2 Sep 2009

twitter
Este post é o resultado de um trabalho feito, durante uma aula, da Pós de Marketing Digital. Neste trabalho usamos o case do http://www.floresonline.com.br e o objetivo era fazer uma analise para melhorar a conversão no Twitter.

Atualmente o Flores Online tem uma cota no Twitter (@_floresonline) com 192 seguidores e está seguindo 590. A atuação no Twitter é basicamente oferecendo produtos com a proximidade de ocasiões especiais. (Ex.: Dia das Secretárias, Dia dos Pais, Dia dos Namorados etc)

Porém, pela analise que fizemos, essa não seria uma boa forma de conversão no Twitter. Simplesmente pelo fato de que oferecer produtos sempre que envia um Tweet vai fazer com que seus followers deixem de dar relevância as suas indicações.

Começando pelo mais básico. O que me faria seguir o Twitter do Flores Online (no cenário atual) ?

  • Porque eu gosto de Flores? Não.
  • Porque o conteúdo dos Tweets do Flores Online é muito interessante? Não.
  • Porque quero comprar na promoção? Não, você não vai comprar flor por comprar.
  • Porque quero ficar atento quando estiver próximo de uma ocasião especial? Sim.

Aparentemente qual foi a estratégia para conseguir estes seguidores? Provavelmente eles escolheram algumas hashtags (ex.: #flor, #diadosnamorados, #diadospais, #flores, dar flor, comprar flores e etc) e começaram a seguir as pessoas que falaram isso (obs: estou deduzindo que tenha sido desta forma, mas não sei ao certo). Caso a estratégia seja essa, significa que a imagem do site frente aos twiteiros não é muito boa, pois o retorno foi de 1/3 de quem eles estão seguindo.

O que fazer para mudar este cenário ?

  • O Twitter do Flores Online precisa mudar um pouco a estratégia. Começando por divulgar o Twitter no site (não achei lá).
  • As lojas que buscam se inserir nas Midias Sociais, precisam falar a mesma lingua que é falada lá. Você não pode só oferecer produtos, precisa ter um valor agregado maior.
  • Enviar Tweets de conteudo (video/foto/matéria) com dicas sobre ocasioes e fazer a conversão pelo conteúdo e não pelo Twitter.
  • Enviar Tweet genérico lembrando de aniversários (pessoal, namoro, casamento etc).
  • Enviar Tweets com conteúdo relevante e útil, gera Retweets e consequentemente maior possibilidade de ter novos seguidores.
  • Ter um analista de midias sociais interagindo com os followers.
  • Ficar atento as hashtags e ocasionalmente seguir um usuario e enviar um DM sugerindo o @_floresonline
  • E por ultimo mas não menos importante.. Não se ater somente a seu conteúdo. Deve indicar conteudos de blogs também (normalmente isso gera reciprocidade)

Algumas dicas podem ser usadas em outros cases, mas não é uma receita de bolo, é somente uma analise superficial da atuação de uma loja específica.

Navegando achei um post bacana sobre o assunto. Só o nome do site que é meio suspeito rs. Fique Rico.

Quem participou: Eu (Enrico), Aline Vieira e Rodrigo Braga
Aula do Nino Carvalho.

Comment Form

Sobre o autor

Enrico Fonseca

Já utilizei esse espaço para vários assuntos e pretendo manter no blog uma forma de expor um pouco dos meus interesses e conhecimentos. Atualmente sou Co-Fundador e Sócio Diretor da Quatix!

Me siga no Twitter
  • Adrienne S. Walls: Estou com uma duvida tenho uma conta no "Webmaster Google" antes quando não sabia indexei todas as [...]
  • Gail E. Houston: Na verdade serve para qualquer imagem com texto que você queira tirar da internet, bastando para is [...]
  • enricofonseca: Olá Junior! Na verdade não. As meta tags são de uso restrito para arquivos [...]
  • OJr: Gostaria de saber se tem como trabalhar em cima dos campos de keywords (metadata) embutidos em qualq [...]
  • Andrea: Me ajuda a colocar o gráfico do pássaro Twitter no meu blog? Aguardo contato! [...]