Como evitar punição de Cloacking na personalização de conteúdo – SEO

In: SEO

6 Aug 2009

Antes de começar vale a contextualização. Existe uma técnica chamada Cloacking (ou camuflagem em português), que o Google considera como Black Hat SEO. Esta técnica consiste em exibir um conteúdo para o usuário diferente do conteúdo exibido para os crawlers. Essa qualificação pelo Google se deve ao fato de que muitos sites estavam usando isso para se beneficiar de forma injusta no ranking de sua página nos resultados de busca do Google.

Atualmente muitos sites e portais procuram melhorar a experiência de navegação e conteúdo para seus visitantes, e com isso acabam caindo nessa armadilha (não de má fé). Na verdade não existe uma receita onde você realmente possa fazer isso e não ser punido, a não ser a utilização de links.

Basicamente o que acontece é o seguinte:

  • O visitante faz uma busca no Google por uma palavra chave (ex: flamengo é campeão)
  • Vamos supor que a Homepage do seu site fique bem posicionado e o visitante clique no seu link
  • Talvez a melhor experiência de conteúdo para esta palavra chave não seja a sua Homepage e sim a página do Flamengo no seu site.
  • O que você faz? Redireciona o usuário para página que você decide que é melhor pra ele, ou simplesmente entrega um conteúdo diferente na mesma página.
  • Pronto, aí foi seu erro. Neste momento você poderá ser punido pelo Google

Ai você me pergunta: Poxa Enrico, se eu exibir apenas 1 box com conteúdo personalizado, ou apenas 1 link avisando ao meu visitante que apesar da busca ter retornado esta página, existe uma página com conteúdo mais relevante para ele, pode?

Isso na verdade vai depender da relevância disso dentro de sua página. O Google não irá punir você se seu conteúdo estiver um pouco diferente, mas sim se você fizer alguma mudança um pouco mais brusca na apresentação da página. E o mais importante na verdade é que o conteúdo que o visitante procurou e que foi identificado pelo Google como relevante, esteja na página. Ou seja, nunca omita a informação, na melhor das hipóteses acrescente um informativo ou disclaimer.

Existe várias formas de se fazer Cloacking e algumas delas já estão sendo mais aceitas pelo Google. Espero fazer um post com esta dica em breve!

Comments are closed.

Sobre o autor

Enrico Fonseca

Já utilizei esse espaço para vários assuntos e pretendo manter no blog uma forma de expor um pouco dos meus interesses e conhecimentos. Atualmente sou Co-Fundador e Sócio Diretor da Quatix!

Me siga no Twitter
  • Adrienne S. Walls: Estou com uma duvida tenho uma conta no "Webmaster Google" antes quando não sabia indexei todas as [...]
  • Gail E. Houston: Na verdade serve para qualquer imagem com texto que você queira tirar da internet, bastando para is [...]
  • enricofonseca: Olá Junior! Na verdade não. As meta tags são de uso restrito para arquivos [...]
  • OJr: Gostaria de saber se tem como trabalhar em cima dos campos de keywords (metadata) embutidos em qualq [...]
  • Andrea: Me ajuda a colocar o gráfico do pássaro Twitter no meu blog? Aguardo contato! [...]