SEO: Otimizando a “nova” página de matéria do GloboEsporte

In: Estudo de Caso|SEO

21 Jul 2009

A “nova” página de matéria do GloboEsporte.com foi lançada a algumas semanas e pelo que eu pude ver o SEO continua deixando a desejar. A nova página ainda está em testes na editoria de Figueirense.

A página que vou usar como exemplo é essa: http://globoesporte.globo.com/ge3/futebol/figueirense/noticia/2009/07/dirigente-aposta-na-criatividade-para-driblar-limitacao-financeira.html

Vou analizar de forma objetiva:

URL:

A url possui muitos níveis, que pelo lado da organização interna pode ser bom, mas para as máquinas de busca nem tanto. Existe uma onda que aconselha a usar no máximo 3 ou 4 níveis de pastas. Pelo que foi visto, a URL foi desenhada dessa forma para definir muito bem o conteúdo que o visitante está consumindo, mas se o mesmo retirar o arquivo html (dirigente-aposta-na-criatividade-para-driblar-limitacao-financeira.html) e deixar o restante da URL (http://globoesporte.globo.com/ge3/futebol/figueirense/noticia/2009/07/) ele vai ganhar um 404 então desta forma nem o usuário ganha com a URL amigável e nem os robôs de busca.

Minha sugestão:
De: http://globoesporte.globo.com/ge3/futebol/figueirense/noticia/2009/07/dirigente-aposta-na-criatividade-para-driblar-limitacao-financeira.html
Para: http://globoesporte.globo.com/futebol/figueirense/dirigente-aposta-na-criatividade-para-driblar-limitacao-financeira.html

Sendo que quando o usuário acessar a URL do figueirense (http://globoesporte.globo.com/ge3/futebol/figueirense/) abra a página do time no GloboEsporte.com.


Título da Página

O título da página é o elemento que mais pontua, em termos de SEO, individualmente falando. Quando fazemos a construção do Título podemos pensar em:

  • 1) Como os buscadores vão ler e rankear esse conteúdo
  • 2) Como os buscadores vão mostrar isso para os possíveis visitantes
  • 3) Como os visitantes do site vão ver o título da página no navegador

Não precisamos nem pensar para ver que a escolha ficou no item 3. Eu tenho uma forma bem específica de tratar isso nesses casos onde você precisa atender aos 3 pensamentos listados acima. Minha primeira dica é: o conteúdo mais específico sempre vem primeiro, ou seja nesse caso eles estão usando o título da seguinte forma: GloboEsporte.com > Futebol > Figueirense – NOTÍCIAS – Dirigente aposta na criatividade para driblar limitação financeira

E eu usaria assim: Dirigente aposta na criatividade para driblar limitação financeira – GloboEsporte.com > Figueirense

Eles fizeram a opção do mais genérico para o mais específico. E adivinha o que acontece?

  • Para as máquinas de busca, a relevância do que fica no final do título seria menor.
  • O conteúdo que o visitante realmente estava procurando, nunca irá aparecer no snippet do resultado de busca. Então você nunca sabe se a página é sobre aquilo mesmo que você está procurando.
    snippet_ge
  • A busca não é convertida em visita…

Então, sugestão:
De: GloboEsporte.com > Futebol > Figueirense – NOTÍCIAS – Dirigente aposta na criatividade para driblar limitação financeira
Para: Dirigente aposta na criatividade para driblar limitação financeira – GloboEsporte.com > Figueirense

Aí vai o pulo do gato. Se você quiser ainda que o título para os buscadores seja diferente do título no Browser do visitante, basta manipular este com javascript. Não é o mais recomendável, porém em situações críticas pode ser usado este artifício.


META

As META tags devem ser usadas para auxiliar os buscadores na indexação e classificação do conteúdo. Avaliando a página em questão, fiquei surpreso ao ver que as principais META tags não estão sendo usadas.
A meta description e meta keyword foram deixadas de lado. Outra coisa interessante, foi o uso de meta tags como editoria e dtnoticia. Esse é o tipo de coisa que deveria estar descrita em Microformats (e isso já está sendo usado nesta página! Ótimo!).

Uma coisa bem interessante é o uso da Meta title. Sobre essa vou deixar que vocês leiam meu post e tirem suas conclusões.

http://www.enricofonseca.com.br/2009/07/tag-meta-title-e-recomendavel-usar/


Estrutura de Tags H{1,2,3}

Ai somente 1 acerto, o titulo da matéria está com H1. O Breadcrumb que é o nome do time em questão está como H1 também. Eu não desperdiçaria meu primeiro H1 da página com isso, neste caso usaria um H2 ou H3…

Os títulos de boxes em geral da página estão como H2 e ainda não sei exatamente qual foi o ganho com isso…

Sugestão, usar H1 somente no título, H2 no Breadcrumb e H3 no subtitulo


Bem, sabemos que é praticamente impossível fazermos tudo que é preciso para optimizar da melhor forma as páginas, mas devemos sempre tentar fazer o melhor possível!

Não entrei nos mínimos detalhes de HTML e estrutura, mas no geral este quesito passa com nota 7! Minha nota para o SEO básico, que foi o citado acima é 4! :(

2 Responses to SEO: Otimizando a “nova” página de matéria do GloboEsporte

Avatar

Lilian

July 22nd, 2009 at

Excelente post Enrico. Vai uma dúvida: a globo.com produz muito conteúdo, logo, existe a possibilidade de existirem matérias com o mesmo título em uma mesma editoria. Qual o formato de url que você recomendaria?

Comment Form

Sobre o autor

Enrico Fonseca

Já utilizei esse espaço para vários assuntos e pretendo manter no blog uma forma de expor um pouco dos meus interesses e conhecimentos. Atualmente sou Co-Fundador e Sócio Diretor da Quatix!

Me siga no Twitter
  • Adrienne S. Walls: Estou com uma duvida tenho uma conta no "Webmaster Google" antes quando não sabia indexei todas as [...]
  • Gail E. Houston: Na verdade serve para qualquer imagem com texto que você queira tirar da internet, bastando para is [...]
  • enricofonseca: Olá Junior! Na verdade não. As meta tags são de uso restrito para arquivos [...]
  • OJr: Gostaria de saber se tem como trabalhar em cima dos campos de keywords (metadata) embutidos em qualq [...]
  • Andrea: Me ajuda a colocar o gráfico do pássaro Twitter no meu blog? Aguardo contato! [...]