Mais de 1 sitemap declarado no arquivo robots.txt pode?

In: SEO

17 Jul 2009

Esses dias precisei enviar o conteúdo deste blog, através do sitemap, para que fosse consumido pelas máquinas de busca. Como eu já tinha um site respondendo neste domínio, ficou a dúvida, mas a resposta é sim!

Você também que tem mais de um sistema gerador de conteúdo sobre o mesmo domínio pode colocar separadamente seus sitemaps no arquivo robots.txt sem problemas!

Não tem nenhum mistério, é só fazer como abaixo:

Sitemap: http://www.seusite.com/sitemap1.xml
Sitemap: http://www.seusite.com/sitemap2.xml

Bem, aproveitando a deixa, não se esqueçam de que vocês podem gerar um sitemap compactado também, gerando assim menor consumo de banda e facilitando o download pelas máquinas de busca que estão consumindo seu robots. Essa é uma boa prática que costuma ser esquecida pelos webmasters. Dessa forma, você poderia declarar desta forma:

Sitemap: http://www.seusite.com/sitemap1.xml.gz
Sitemap: http://www.seusite.com/sitemap2.xml.gz

No caso do wordpress você pode utilizar o plugin para gerar sitemap que já tem a opção de gerar um arquivo compactado também.

Fica a dica.

Se quiser saber um pouco mais sobre sitemaps, acesse http://www.sitemaps.org/

Comment Form

Sobre o autor

Enrico Fonseca

Já utilizei esse espaço para vários assuntos e pretendo manter no blog uma forma de expor um pouco dos meus interesses e conhecimentos. Atualmente sou Co-Fundador e Sócio Diretor da Quatix!

Me siga no Twitter
  • Adrienne S. Walls: Estou com uma duvida tenho uma conta no "Webmaster Google" antes quando não sabia indexei todas as [...]
  • Gail E. Houston: Na verdade serve para qualquer imagem com texto que você queira tirar da internet, bastando para is [...]
  • enricofonseca: Olá Junior! Na verdade não. As meta tags são de uso restrito para arquivos [...]
  • OJr: Gostaria de saber se tem como trabalhar em cima dos campos de keywords (metadata) embutidos em qualq [...]
  • Andrea: Me ajuda a colocar o gráfico do pássaro Twitter no meu blog? Aguardo contato! [...]